26 de agosto de 2016

SITUAÇÃO FINANCEIRA - COMO CONTROLAR OS NOSSOS GASTOS

Resultado de imagem para GASTO DE DINHEIRO

O DESAFIO:

Quando você olha seu extrato bancário e as contas que precisam ser pagas, tem a impressão de que nem vai dar tempo de ver a cor do dinheiro? 

Você está casado há pouco tempo e seus gastos já estão fora de controle. 

Será que a culpa é de seu cônjuge? Não se precipite! Pense como uma equipe e analise os possíveis motivos que levaram vocês doisa estarem nessa situação difícil.
 
*

POR QUE ACONTECE:

Período de adaptação. Se você morava com seus pais antes de se casar, pagar contas e dividir despesas talvez seja algo novo para você. 
Pode ser também que vocês dois tenham opiniões diferentes sobre o uso do dinheiro. Por exemplo, um talvez tenha a tendência de gastar e o outro, deeconomizar. 
Leva tempo para marido e esposa se adaptarem ao casamento e chegarem a um consenso sobre como usar o dinheiro.
Hábito de deixar as coisas para depois. Um empresário chamado Jim admite que, quando era recém-casado, pagou caro por ser desorganizado. 
“Eu demorava a pagar as contas. Por isso, eu e minha esposa gastamos milhares de dólares apenas em juros. Ficamos sem dinheiro!”
A armadilha do “dinheiro invisível”. É fácil gastar demais quando não vemos o dinheiro saindo da carteira. Isso pode acontecer se você paga suas contas com cartão de crédito ou débito, se faz compras pela internet ou se faz transações eletrônicas. 
A atração pelo crédito fácil pode levar os recém-casados a gastar demais.
Seja qual for o motivo, o dinheiro pode causar sérios problemas em seu casamento. 
O livro Fighting for Your Marriage (Lutando por Seu Casamento) diz: “
A maioria dos casais afirma que o dinheiro é o principal problema, não importa se eles têm muito ou pouco. 
Mais cedo ou mais tarde, eles discutirão por causa de dinheiro.”

 
O QUE VOCÊS PODEM FAZER:

Enfrentem o problema juntos. Combinem com antecedência que não vão deixar que assuntos financeiros criem uma barreira entre vocês. 
Para conseguirem controlar os gastos, em vez de culpar um ao outro, trabalhem como uma equipe. — Princípios bíblico: Efésios 4:32.
Façam um orçamento. Anotem todas as suas despesas, mesmo as pequenas, por um mês. 
Isso ajudará vocês a perceber onde seu dinheiro está indo e a identificar qualquer gasto desnecessário.
Façam uma lista das despesas necessárias, como comida, roupas, aluguel, financiamento da casa ou do automóvel e assim por diante. 
Calculem e escrevam os gastos previstos com cada tipo de despesa de um determinado período, talvez um mês. — Princípio bíblico: Lucas 14:28.
Distribuam o dinheiro que vocês recebem a cada mês entre os diversos gastos (comida, aluguel, combustível e assim por diante). 

Alguns casais fazem isso colocando o dinheiro em envelopes específicos para cada despesa.
 
* Se o dinheiro de um envelope acabar, eles param de gastar nesse tipo de despesa ou, se necessário, usam o dinheiro de outro envelope.

Reconsiderem seu conceito sobre bens materiais. A felicidade não depende de ter as coisas mais modernas. Afinal, Jesus disse: “Mesmo que alguém ten
ha muitas coisas, a sua vida não depende de seus bens.” (Lucas 12:15)Bíblia Pastoral) Seus hábitos de consumo podem mostrar se vocês acreditam ou não nessas palavras. — Princípio bíblico:1 Timóteo 6:8.
Façam ajustes. “Coisas como televisão a cabo e ir ao restaurante a princípio podem parecer baratas, mas elas podem ser um prejuízo em longo prazo”, diz Aaron, casado há dois anos. 
“Nós tivemos de aprender a dizer não a algumas coisas para conseguir viver dentro de nossos recursos.”
Resultado de imagem para GASTO DE DINHEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário