30 de agosto de 2016

DICA 3 - O óleo de cozinha usado não pode ser despejado na pia e nem deve ser descartado de forma incorreta. Aprenda a fabricar um sabão com o ingrediente. =

sabao-oleo-cozinha
Sabe-se que o óleo de cozinha usado não pode ser despejado na pia, pois causa entupimento, e nem deve ser descartado de forma incorreta. 
Que tal aproveitar e aprender a fazer um sabão sustentável, livre de substâncias químicas nocivas e mais amigável ao meio ambiente?
Existem diversas receitas de sabão caseiro espalhadas pela internet, mas a maioria utiliza soda cáustica em excesso, o que pode ser extremamente perigoso. 
Neste artigo, aprenda a fazer um sabão com óleo de cozinha com menos soda cáustica.

Como produzir o sabão com óleo de cozinha usado?

Se a soda é uma substância tão nociva, por que utilizá-la no processo de produção do sabão caseiro? 
Ao ser utilizada para fabricar o sabão, a reação da soda com o óleo de cozinha transformará os dois ingredientes em outros produtos, que são o próprio sabão e a glicerina. 
Ao ter o cuidado de usar a quantidade necessária de cada ingrediente, não haverá excessos e, desta maneira, a receita de sabão produzirá o menor impacto ambiental possível.
Veja como preparar o seu próprio sabão a seguir:

Ingredientes:

– 1 litro de óleo de cozinha usado;
– 140 mililitros de água;
– 135 gramas de soda cáustica em escamas (com concentração superior a 95%);
– 25 mililitros de álcool (opcional).

Ingredientes opcionais:

– 30 gramas de aromatizantes, preferencialmente óleos essenciais que não contenham parabenos e ftalatos em sua composição;
– 10 gramas de conservante alecrim em pó.

Materiais:

– Recipientes para o molde do sabão, como formas específicas, bandejas de plástico ou embalagens longa vida;
– 1 colher de pau;
– 1 par de luvas para lavar louças;
– 1 máscara descartável;
– 1 balde grande;
– Óculos de proteção;
– 1 recipiente pequeno.

Modo de preparo:

Antes de manusear quaisquer ingredientes, coloque os óculos de proteção, as luvas e a máscara. Confira o passo a passo a seguir:
  • Esquente a água até que ela fique morna. Depois, despeje-a no recipiente pequeno e vá colocando a soda cáustica lentamente e em pequenas porções, misturando sempre a cada adição. Lembre-se de nunca adicionar água fria sobre a soda! A ordem dos ingredientes também deve ser respeitada: coloque a soda sobre a água, e nunca a água sobre a soda, pois isso provocará uma reação forte e causará acidentes; O balde ou recipiente plástico deve ser de material grosso e resistente. Mexa com a colher de pau até diluir completamente a soda. Não utilize recipientes de alumínio descartável junto com a soda cáustica!
  • Após retirar as impurezas do óleo, esquente-o um pouco e adicione-o ao balde que será utilizado para colocar os outros ingredientes. Em seguida, coloque a soda bem lentamente e mexendo cuidadosamente sem parar.
  • Misture o óleo e a soda por cerca de 20 minutos. A consistência deve ser semelhante a do leite condensado.
  • Após o tempo de mistura, adicione o aromatizante e o conservante, caso queira. Misture bem até que os ingredientes se incorporem totalmente à mistura.
  • Caso a massa final esteja muito líquida, acrescente o álcool lentamente e mexa bem por 10 minutos.
  • Despeje na bandeja de plástico e aguarde dois dias. Depois é só cortar e você poderá usar o seu próprio sabão no dia a dia. Recomenda-se deixar em processo de cura por mais 15 dias, preferencialmente em um recipiente opaco, que fique num lugar fresco e sob abrigo do sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário