13 de julho de 2016

SAÚDE EM GERAL PARA SEU CORPO - 8 Benefícios da Canela – Para Que Serve e Propriedades

Canela
A canela é o nome genérico de uma especiaria obtida a partir da casca interna de árvores do gênero Cinnamomum, da família Lauraceae. É consumida desde 2000 a.C., no antigo Egito, onde era usada como condimento para bebida, na medicina popular e como agente de embalsamamento. 
Era tão valorizada que as pessoas a consideravam mais preciosa que o ouro. A canela é mencionada na Bíblia e em um dos primeiros livros sobre medicina e botânica na China, datado por volta de 2700 aC. 
Existem dezenas de árvores do gêneroCinnamomun cujas cascas são vendidas como canela, mas as mais comuns são das seguintes espécies: Cinnamomum verum eCinnamomum cassia. 
Ambas têm sido utilizadas como especiaria e na medicina ao longo dos séculos. E ambas são saborosíssimas. Existem uma série de benefícios da canela que fazem com que ela seja uma saborosa e saudável opção de condimento. 
Neste artigo iremos entender quais os benefícios da canela, assim como suas propriedades e para que serve essa antiga especiaria.

Canela de Ceilão x Canela Cassia

Cinnamomum verum é uma árvore perene e nativa do Sri Lanka. É a partir desta árvore que obtemos a canela de Ceilão, ou ainda a ‘’canela verdadeira’’. 
A canela Cassia, por sua vez, provem da árvore Cinnamomum cassia, oriunda do sul da China, onde é amplamente cultivada, bem como em outros lugares ao sul e leste da Ásia.
A canela de Ceilão é de coloração mais clara do que a canela Cassia. Com relação ao sabor, a canela Cassia tem um gosto mais forte e quente. 
A canela de Ceilão é mais adocicada e utilizada com menos frequência por ter um preço mais elevado e por ser mais difícil de ser encontrada nos supermercados.
Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry testou as canelas disponíveis comercialmente nos EUA e encontrou “quantidades substanciais” de cumarina na canela do tipo Cassia, ao passo que foram detectados apenas vestígios na canela do Ceilão. 
A investigação mostrou que, em média, o pó de canela Cassia tinha até 63 vezes mais cumarina que o pó de canela de Ceilão; e os paus de canela Cassia continham 18 vezes mais cumarina do que os de Ceilão. 
A cumarina é um composto orgânico que ao ser consumido em excesso pode provocar danos ao fígado.
Em síntese, embora a canela Cassia seja a mais comum e a que mais apresenta estudos quanto aos seus benefícios é aconselhável optar pelo uso da canela de Ceilão, já que esta variedade é mais segura em doses mais elevadas. Mas é importante ressaltar que o FDA considera ambos os tipos de canela seguras para o consumo humano, ainda que as quantidades não tenham sido especificadas.

Para que serve a Canela?

A canela é empregada na cozinha como um material de condimento e aromatizante. Seu aroma perfumado e o sabor doce e quente fazem dela uma especiaria perfeita para os meses de inverno. 
O tempero é usado na preparação de chocolate, sobretudo no México, principal importador de canela. Também é utilizada em muitas receitas de sobremesas como em tortas de maçã, bolos, doces picantes, sendo um excelente condimento para bebidas como o café, o chá, o cacau quente e os licores.
No Oriente Médio, a canela é usada com frequência em pratos salgados de frango e cordeiro. Nos Estados Unidos, a canela juntamente com o açúcar é bastante usada em cereais, para darem sabor aos pratos à base de pão, como as torradas, e muito consumidos com frutas, especialmente as maçãs. 
Na cozinha turca é utilizada em pratos doces e salgados. A culinária persa usa muito a canela em pó para reforçar o sabor de sopas grossas, bebidas e doces. 
A canela também pode ser utilizada na decapagem. Misturas de canela com conhaque são bem populares em algumas regiões da Grécia.
Além de conferir sabor, a canela ajuda na conservação dos alimentos devido a sua atividade antimicrobiana.
O óleo de canela é um eficaz neutralizador de odores, pois proporciona um cheiro agradável ao ambiente e elimina as bactérias causadoras de maus odores.

Quais as propriedades da Canela?

A canela apresenta como principais nutrientes o cálcio, o manganês e as fibras. É uma ótima fonte de cálcio o que é benéfico para os ossos e para os músculos, que necessitam do mineral para se contraírem. 
Uma colher de sopa de canela fornece cerca de 78 mg de cálcio.
Nos tempos medievais, os médicos já a usavam para tratar doenças como a tosse, artrite e dores de garganta. Atualmente diversos estudos têm confirmado e revelado as propriedades medicinais da Canela.
O cinamaldeído ou ainda aldeído cinâmico, substância química que dá a canela seu sabor e odor tão característicos, é um dos principais ativos encontrados na especiaria.

Quais os benefícios da Canela?

Veremos agora para que serve a canela com relação a saúde e boa forma.

1) A canela auxilia na perda de peso

A canela apresenta várias propriedades que auxiliam o processo de emagrecimento. Ela tem a capacidade de retardar o esvaziamento do estômago. 
Com isso, a sensação se saciedade será maior e consequentemente a quantidade de alimentos ingerida será menor.
A canela é também um digestivo natural, isto é, auxilia na digestão dos alimentos. Isso promove um melhor aproveitamento dos alimentos, já que mais nutrientes serão extraídos (sem a necessidade de ter que comer mais para isso). 
Ela também ajuda a aumentar o metabolismo de açúcar. O excesso de açúcar no sangue é convertido, pelo fígado, em ácidos graxos (gordura). Sendo assim, o consumo de canela fará com que menos gordura seja armazenada pelo organismo.
Estudos indicam que a canela ajuda a manter os níveis de energia, concentração e agilidade, ou seja, auxilia na manutenção de uma vida mais ativa.
A atividade antimicrobiana da canela também contribui para o emagrecimento. A presença de certos micro-organismos no trato gastrointestinal está associada com o ganho de peso. 
A bactéria Clostridium difficile está relacionada com a obesidade e um estudo mostrou que a canela reduziu a produção de toxinas e a citotoxicidade da mesma in vitro. A presença da levedura Candida no nosso organismo também está relacionada com o ganho ou a incapacidade de perder peso. 
E a canela é uma das alternativas mais eficazes para conter o crescimento desse fungo.
Veja também: 

2) A canela alivia a dor muscular

A canela contém sustâncias com atividade anti-inflamatória. Uma delas, o álcool de cinamilo, reduz a liberação de ácido araquidônico, molécula precursora das prostaglandinas, protagonistas dos processos inflamatórios do nosso organismo. 
Já o eugenol, inibe a ação das prostaglandinas propriamente ditas. Uma vez que a dor muscular ocorre pela inflamação decorrente do esforço, a canela pode ser um auxiliar no combate à ela e muito útil para praticantes de atividades físicas.

3) A canela ajuda a controlar o nível de 

açúcar no sangue

Como já citado, a canela retarda o processo de esvaziamento do estômago e com isso reduz a quantidade de açúcar no sangue após a ingestão de alimentos.
Uma pesquisa avaliou a taxa de esvaziamento do estômago com o consumo da canela. 
No estudo, 14 indivíduos saudáveis comiam 300 g de pudim de arroz sozinho ou temperado com 6 g de canela. Adicionar canela ao pudim de arroz baixou a taxa de esvaziamento gástrico de 37% para 34,5% e reduziu significativamente os níveis de açúcar no sangue.
A canela também pode ajudar as pessoas com diabetes do tipo 2, por melhorar a habilidade das suas células responderem à insulina. 
Estudos com animais mostraram que os compostos presentes na canela estimulam os receptores de insulina e inibem uma enzima que os inativa, aumentando significativamente a habilidade das células em captar glicose.
Uma pesquisa feita com 60 pessoas (30 homens e 30 mulheres) com diabetes do tipo 2 mostrou que a canela melhora os níveis de glicose e lipídios no sangue. 
Os indivíduos foram divididos em 6 grupos: os grupos 1, 2 e 3 receberam 1, 3 ou 6g/dia de canela respectivamente, e os grupos 4, 5 e 6 tomaram cápsulas de placebo. 
A canela foi consumida durante 40 dias, seguido por um período sem consumo de 20 dias. 
Os resultados foram os seguintes: após 40 dias, todos os que consumiram a canela tiveram uma redução do nível de glicose de jejum em 18-29%, de triglicérides em 23-30%, colesterol LDL em 7-27% e colesterol total em 12-26%; não houve alterações significativas nos grupos de placebo.
Assim, a canela pode ser usada por portadores de diabetes para ajudar no controle da doença e por todas as pessoas, pois reduzindo a glicemia, ajuda também a reduzir o acúmulo dessa glicose na forma de gordura.

4) A canela ajuda a prevenir o câncer

Uma pesquisa mostrou que o óleo de canela é uma solução promissora no tratamento de tumores, câncer gástrico e melanomas. 
A resposta para este efeito provavelmente está no fato da canela ajudar a controlar o nível de açúcar no sangue e o açúcar ser muito requerido pelas células cancerosas. 
O Cinamaldeído e o Eugenol, ativos encontrados na canela, se mostraram bastante eficazes contra células de hepatoma humano e de câncer de cólon, respectivamente.
Um estudo realizado utilizando extratos de Cinnamon cassia, em modelos animais com melanoma humano (ratos), revelou uma atividade pró-apoptótica (estimula a morte celular programada) nas células cancerígenas.

5) A canela é boa para o coração

Como já dito anteriormente, a canela ajuda na perda de peso, e este é um fator de risco para as doenças cardíacas. A canela, mais precisamente o cinamaldeído, tem a capacidade de reduzir a agregação plaquetária. 
A agregação de plaquetas pode levar a formação de coágulos nas artérias e estes, por sua vez, podem causar AVC ou ataques cardíacos.
A hipertensão é outra causa de doenças cardíacas. Em uma pesquisa, pacientes diabéticos receberam 2 g de canela por dia, durante 12 semanas. 
Ao final do estudo, estes pacientes tinham níveis reduzidos de pressão arterial (sistólica e diastólica), em comparação com o grupo placebo.
A canela é uma boa fonte cálcio e fibras, que podem se ligar aos sais biliares e com isso removê-los do organismo. 
Quando a bile é removida do nosso corpo, ele precisa repô-la e para isso é necessário degradar o colesterol. Este processo diminui os níveis de colesterol, o que é útil para a prevenção das doenças cardíacas.

6) A canela alivia as dores da Artrite

Muitas pessoas afirmam que o chá de canela ajuda a amenizar as dores decorrentes da Artrite. Outras também relatam que massagens a base de óleo de canela aliviam essas dores. 
Estes efeitos são observados muito provavelmente pela conhecida ação anti-inflamatória da canela, já que a artrite reumatoide é uma doença inflamatória por natureza.

7) A canela pode retardar a Doença de Alzheimer

Dois compostos encontrados na canela, o cinamaldeído e a epicatequina, podem ser eficazes na luta contra a doença de Alzheimer. 
De acordo com um estudo realizado por dois cientistas da Universidade da Califórnia, a canela impediu o desenvolvimento dos “emaranhados” filamentosos encontrados nas células cerebrais, que caracterizam esta doença.
Existe uma forte ligação entre a doença de Alzheimer e o diabetes. 
Cerca de 70% das pessoas com diabetes tipo II, em última análise, podem desenvolver Alzheimer (há pesquisadores que acreditam que o Alzheimer seja um tipo de diabetes). São notórios os benefícios da canela para pessoas com diabetes do tipo II (controlando e reduzindo o nível de açúcar no sangue) e, por consequência, seu consumo também ajuda na prevenção da doença de Alzheimer.

8) A canela pode auxiliar no tratamento da 

doença de Parkinson

Neurologistas da Rush University Medical Center revelaram que a canela pode reverter as mudanças biomecânica, celular e anatômica provocadas pela doença de Parkinson (DP). 
O resultado foi observado em cérebros de ratos portadores da doença. O estudo concluiu que após ingestão oral da canela, ela foi metabolizada no fígado e transformada em benzoato de sódio. 
O benzoato vai para o cérebro, protegendo os neurônios, normalizando os níveis de neurotransmissores, e melhorando as funções motoras nos ratos com DP.
O Parkinson ocorre por conta de uma degeneração progressiva de neurônios numa área cerebral chamada de substância nigra. 
A degeneração dessas células leva a uma redução do neurotransmissor dopamina, e a depleção do mesmo resulta nos sinais clássicos da doença. 
Até hoje não se sabe o que de fato provoca a morte desses neurônios. A hipótese mais difundida é que ocorre um “estresse oxidativo”, o que faz com que as células liberem moléculas venenosas que provocam a própria morte. No cérebro, o benzoato de sódio atua como um antioxidante. 
Por isso, o uso da canela parece ser tão promissor para o tratamento da doença de Parkinson.

Cuidados

Para obter todos os benefícios da canela citados é importante observar alguns cuidados:
  • Geralmente o uso de canela não provoca efeitos colaterais. Mas o consumo exagerado deste tempero pode irritar a mucosa da boca, causando feridas. Quando aplicada à pele, pode causar vermelhidão e irritação.
  • A presença mais significativa de cumarina na canela do tipo Cassia é um alerta para não consumi-la exageradamente, sobretudo as pessoas com problemas hepáticos.
  • Se você é diabético, comunique seu médico quanto ao uso de canela. O consumo concomitante de canela com os medicamentos para diabetes pode provocar um quadro de hipoglicemia.
  • A canela também pode interagir com medicamentos para o coração, anticoagulantes (“afinadores do sangue”) e antibióticos. Converse com seu médico antes de iniciar a suplementação com canela.
  • Pela falta de evidências quanto a quantidades seguras para o consumo humano, o uso de canela não é recomendável para crianças, mulheres grávidas e lactentes.!

Nenhum comentário:

Postar um comentário