26 de julho de 2016

DICA 1 - Como limpar o interior de uma máquina de lavar



Todo electrodoméstico precisa de limpeza. Para aumentar o tempo de vida de um produto, é preciso uma série de cuidados. 

A máquina de lavar também precisa ser lavada, pois ela acumula muitos resíduos, desde pequenas partículas de sujeira das roupas, como fios, poeira, papel, até mesmo resíduo do próprio sabão em pó e do amaciante. 

Esse processo de limpeza costuma ser muito simples e de fácil execução, e pode poupar dinheiro no futuro.

Aqui ficam algumas dicas que ajudarão a manter sua máquina funcionando por mais tempo, afinal, o segredo se encontra na conservação e manutenção dos objectos!

Limpando por dentro:

Retire as partes removíveis da máquina e lave-as em água quente com sabão ou detergente neutro.

Adicione uma xícara de vinagre branco dentro da máquina, iniciando um ciclo de lavagem completo.

Se a máquina de lavar possuir um sistema de água quente, ele deve ser accionado, pois auxiliará numa limpeza mais profunda. 

O vinagre elimina o bolor e o mofo internos da máquina.

Após a primeira centrifugação, adicione uma chávena e meia de bicarbonato de sódio para retirar os resíduos do amaciante e do sabão em pó. 

Esse processo auxilia na retirada das manchas do electrodoméstico.

Se preferir, pode adicionar água sanitária(lixívia), com cuidado na dose, pois o excesso desse produto pode danificar alguns componentes da máquina. 

O ideal é utilizar cerca de 100 ml de água sanitária para cada quilo da máquina. Por exemplo: se sua máquina tiver capacidade para 4 quilos, utilize 400 ml desse produto.

Para ferrugem, utilize suco de limão num ciclo novo de lavagem. Às vezes, o processo de enferrujamento pode ser sinal de que outros componentes da máquina estejam precisando de revisão, como o cilindro. 

Por isso, é necessário chamar um técnico antes que o electrodoméstico se danifique ainda mais

Limpando por fora:

Utilize a parte macia de uma esponja embebida em um balde de água com uma chávena de vinagre. 

Limpe toda a parte exterior: as laterais, a tampa, inclusive debaixo da máquina.

Para partes mais difíceis de alcance, utilize cotonetes e outros materiais – como palitos de dente – que permitam o acesso à limpeza.

Mais algumas dicas:

Os filtros que retêm os fios e outros resíduos que se soltam das roupas devem ser lavados frequentemente apenas com água, sempre a cada nova lavagem de roupas. 

É bom sempre se atentar para a dose certa de sabão e amaciante para cada nível de água, pois uma dose em excesso prejudica o tempo de vida do electrodoméstico.

Outra dica de conservação da máquina de lavar é sempre verificar os bolsos das roupas e remover quaisquer objectos que possam prejudicá-la, como moedas, papel, clipes, e fechar os zíperes de casacos e calças, evitando que estes entrem em atrito com as paredes e o fundo da máquina. 

O papel, além de acabar provocando uma sujeira chata de limpar, pode se infiltrar nos mecanismos da máquina, desgastando o seu funcionamento

Sua máquina está renovada e higienizada para receber suas roupas. 

O ideal é repetir esse processo a cada dois meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário