15 de julho de 2016

DICA 1- 9 dicas para quem vai cozinhar pela primeira vez


como-cozinhar-um-ovoQuando vamos cozinhar pela primeira vez  o medo de não dar certo cresce e várias dúvidas surgem. Confira nossas dicas.

Pilotar o fogão pode intimidar quem conhece apenas a mesa posta e o prato cheio com os quitutes da mamãe. Mas fazer comida não dói e pode ser um programa bem divertido. Para ajudar os cozinheiros de primeira viagem, ouvimos cinco chefs. 

Fabrice Delassus, do Bistrô Chez Fabrice , Mazé Felix, do Minha Avó Fazia , Lis Cereja, do Bistrô Saint Vin Sainte , Mariana Valentini, doValetina Restaurante , todos em São Paulo, e Carlos Kristensen, do Hashi Art Cuisine , em Porto Alegre, dão dicas simples para todo mundo fazer bonito com as caçarolas.

1. Tenha uma boa faca Ao contrário do que muitos pensam, facas ruins oferecem mais perigo que as afiadas. Elas escapam das mãos com muito mais facilidade e costumam não “obedecer” o cozinheiro. A lâmina maior do que o cabo, ajuda a picar com mais facilidade.

2. Invista nos ingredientes A qualidade da matéria-prima faz muita diferença. Produtos frescos, da estação e, quando possível, orgânicos garantem 70% de um bom resultado.

3. Arrisque-se Cozinha é lugar de gente curiosa. Assim, não precisa ter medo de experimentar. Os termos técnicos até podem assustar, mas glacear, clarificar e outras expressões esquisitas podem ser desvendados em um bom glossário .

4. Quanto mais simples, melhor Esta talvez seja a dica mais importante. Omeletes , farofas e arroz branco , por exemplo, são infalíveis para iniciantes não se desmotivarem. Quando a confiança aumentar, inclua no cardápio pratos mais elaborados, como tortas , risotos e peixes.

5. Invista em utensílios de silicone Diferente dos talheres de aço ou prata, o cabo dos utensílios de silicone não aquece e, por isso, evita queimaduras.

6. Não dispense ossos nem cascas Ossos e restos de carne podem render bons caldo para risotos, cozidos ou sopas. Isso também vale para as cascas de legumes e carcaças de frutos do mar.

7. Aproveite as raspinhas Não lave a frigideira ou a assadeira que acabou de fazer uma carne. Os sucos que se depositam no fundinho da panela podem ser a chave para um molho perfeito

Sobre a mistura que fica no recipiente, despeje um pouco de vinho branco, deixe ferver, engrossar, adicione sal e pimenta a gosto e misture bem. Está pronto o molho para a sua carne.

8. Tenha à mão um kit de ingredientes básicos Há muitos ingredientes usados em inúmeras receitas diferentes. Então, nunca deixe faltar na despensa sal, pimenta, azeite, vinagre, mostarda, açúcar, manteiga, ovos, farinha de trigo, cebola, leite e creme de leite. Macarrão, baunilha e chocolate em barra também quebram um galhão.

9. Atenção à receita Consulte receitas com imagens e o passo a passo do modo de preparo , isso evita que erros sejam cometidos. Aqui, vale abusar da ousadia, persistência. Algumas vezes, você vai comer pratos que não deram muito certo. É preciso repetir a receita para aperfeiçoar ou até acertar certos pontos.

images (8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário