18 de junho de 2016

DICAS - SETE ERROS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE COMETE AO LAVAR ROUPAS

É bem possível que você cometa erros básicos ao lavar suas roupas em casa. Um deles, por exemplo, é quanto à verificação da etiqueta da peça. Você olha todos aqueles símbolos e entende o significado deles antes de colocar as roupas na máquina? É bem provável que não. 
Mas não se desespere, pois especialistas em limpeza e conservação da Lava seco prepararam uma lista pra você não errar nunca mais.

1. Cuidado com o excesso de sabão
As pessoas têm a percepção de que quanto mais espuma, maior o poder de limpeza, pelo contrário, pois o excesso de sabão dificulta a ação mecânica - atrito entre as peças - e atrapalha a limpeza. 

"Além disso, requer mais enxague e pode ocorrer de restar sabão nas peças, causando endurecimento da roupa após a secagem", alerta Maria Alzira Linares, proprietária da Lavasecco.

2. Uso de alvejante
Deixar as roupas de molho em alvejante enfraquece a fibra do tecido e, dependendo do material que ele é feito, pode até amarelar

3. Evite água quente
É recomendável lavar as roupas sempre em água fria, evitando assim o risco de desbotamento, principalmente das peças escuras. 

"Água quente também pode causar o encolhimento de peças mais sensíveis, vale conferir a instrução de lavagem na etiqueta da roupa", alerta Andréa Lira, especialista da Lavasecco.

4. Separe corretamente
Antes de lavar as roupas é preciso separá-las por cores. Peças brancas nunca devem ser lavadas com as coloridas para não correr o risco de serem manchadas. 

Roupas pretas possuem maior incidência de desbotamento, por isso também devem ser lavadas separadamente. "Mesmo no lote de roupas escuras, devem-se separar as peças que soltam pelos e fiapos. 

Outra dica é não misturar roupas de uso pessoal com peças de uso doméstico, como toalha de mesa ou pano de cozinha", indica Maria Alzira.

5. Sol x secadora
É preciso muito cuidado ao expor as roupas ao sol, pois elas podem ficar endurecidas e até descolorir, especialmente as pretas, cujo desbotamento é acelerado pelos raios solares. 

De acordo com as especialistas da Lavasecco, roupas brancas e claras podem ser secas ao sol, porém não por muito tempo para não ficarem ressecadas. 

"Ventilador é uma ótima opção para acelerar a secagem", conta Andréa Lira. Nos dias de frio, a secadora entra em ação, mas nem todos os tecidos podem ser secos dessa forma. A maioria das peças feitas de fibras sintéticas é mais resistente e não corre risco de encolhimento, além de peças de cama e banho. 

Atenção: lã, seda, algodão e outras fibras naturais têm grande risco de encolhimento, por isso não é recomendo utilizar a secadora.

6. Cuidados com peças íntimas

Calcinhas e sutiãs sem bordados ou rendas podem ser lavados na máquina. As peças íntimas que possuem esses detalhes, aplicações em geral e aros no bojo, devem ser lavadas manualmente. 

Importante não torcer as peças íntimas, apenas as comprima. Você pode utilizar uma toalha também na retirada do excesso da água.

7. Edredons, tênis e apliques
Nem todas as máquinas de lavar suportam edredons, pois o peso deles aumenta muito quando molhados. Nesses casos, vale levá-lo à lavanderia. 

Após limpo, deve ser guardado em sacos de TNT ou embalagens a vácuo. "Plásticos comuns abafam a peça e evitam que ela respire, causando certa umidade e tornando o ambiente propício a proliferação de bactérias, fungos e bolor", comentam as profissionais da Lavasecco.

Quanto aos tênis, eles podem bater muito dentro da máquina de lavar e serem danificados, por isso o ideal é lavá-los manualmente. "Hoje há máquinas com programas que suportam a lavagem de tênis, neste caso é preciso lavá-los com panos de limpeza para amortecer o impacto", diz Maria Alzira.

Roupas com apliques metálicos pontiagudos devem ser lavadas manualmente. Peças com detalhes pequenos e arredondados podem ser lavadas no sistema wet cleaning (limpeza a úmido feita com máquina especializada dentro de lavanderia).

Seguindo essas dicas você poderá prolongar a vida útil das suas roupas. A instrução de lavagem do fabricante, encontrada na etiqueta das peças, é muito importante, pois os símbolos explicam com detalhes como a peça deve ser lavada.

voce-sabe-lavar-suas-roupas-corretamente-19

Nenhum comentário:

Postar um comentário