27 de junho de 2016

DICAS - COMO CULTIVAR ALGUNS ALIMENTOS EM UM PEQUENO ESPAÇO QUE VOCÊ TEM.

horta_-_Mimo_Chic_(16)Pra ter alimentos frescos e saudavéis a qualquer hora do dia




Muitas pessoas que têm pouco espaço em casa acham que não é possível cultivar seus próprios alimentos. Mas, paisagistas ensinam que mesmo em pequenos ambientes é possível fazer hortas caseiras.

No ano passado, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostrou que 28% dos vegetais consumidos no Brasil possuem resíduos de agrotóxicos em níveis inaceitáveis. 

A alternativa então é cultivar seus próprios orgânicos, mesmo que o espaço seja pequeno.

Em vasos de cerâmica é possível cultivar tomates e morangos, por exemplo. É preciso atentar à escolha das espécies. 

A recomendação que se faz neste caso é observar as características do local onde a planta ficará. Temperos, por exemplo, não toleram muito vento. 

Diferente de um pé de laranja ou de limão, que resiste a correntes de ar e luz intensas. Além disso, é preciso ver qual a disponibilidade de horários para cuidar de uma planta, como o período de regá-las e deixá-las expostas ao sol, por exemplo.

Já com vasos mais largos é possível cultivar plantas frutíferas. É importante salientar que a parte superior da planta não pode ser muito superior ao diâmetro do vaso e que se adubado corretamente, a exuberância vegetativa será mantida, mesmo sendo cultivada em um ambiente pequeno.

Outra dica é fazer uma horta em um armarinho velho. Se não tiver, compre um em brechó ou tente pegar caixotes de feira, se você morar em São Paulo compre no Ceagesp.

A indiana Preeti Patil é um exemplo de que essas dicas são possíveis de serem aplicadas. Ela é conhecida entre a fraternidade verde de Mumbai como uma das fundadoras da comunidade agrícola Folhas Urbanas. 

Antes de dizer o que as pessoas deveriam fazer, ela mesma começou a montar sua horta caseira. “Eu percebi que se eu tivesse que ensinar as pessoas a cultivar frutas e legumes no pequeno espaço que elas têm, teria que experimentá-lo primeiro”, explicou ela.

Foi assim que ela converteu sua pequena varanda, três por dez metros, em uma horta. A varanda já conta com várias plantas, como capim-limão, açafrão e inhame, juntamente com brotos minúsculos de variados tipos de hortelã.

Ela acredita que a prática é necessária não só para garantir plantas saudáveis, mas também para a sustentabilidade. Preeti defende que cada família recicle seus próprios resíduos. 

Devido à compostagem, o solo da casa dela é rico em nutrientes e elimina a necessidade de fertilizantes e pesticidas, tornando-o ideal para uma pequena horta.

0,,21679628,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário