21 de junho de 2016

DICAS - DEZ ALMENTOS QUE AJUDAM A AUMENTAR OU DIMINUIR O SONO




   Alimentos que ajudam a aumentar ou diminuir o sono


Resultado de imagem para OVOS1- Ovo: Alimentos com alto teor de proteína, como o ovo, ajudam a promover o sono e ainda auxiliam no combate ao refluxo que é um grande inimigo do sono de qualidade. 

Outras opções ricas em proteínas são os queijos, mas opte pelos menos gordurosos.

Resultado de imagem para LEITE2- Leite: Tomar uma xícara de leite quentinho antes de ir para a cama, além de ser uma delícia, nos ajuda a dormir melhor. O triptofano presente em sua composição tem um efeito sedativo. 

O cálcio também presente no leite e seus derivados promove a produção da melatonina, que por sua vez, dá uma sensação de sonolência.

Resultado de imagem para CHÁ VERDE3- Chá verde: contem L-teanina, um aminoácido não-proteico que ajuda a dar sono. Mas os variados chás só promovem o relaxamento quando não contém cafeína, portanto escolha bem quando for ao supermercado comprar o seu. 

Resultado de imagem para CEREJAS4- Cerejas: são uma fonte natural de melatonina – responsável pela sonolência. 

Experimente adicioná-las ao seu cardápio ao natural, em forma de suco ou vitamina com leite para potencializar seu efeito relaxante.

Resultado de imagem para CAFEÍNAS5- Cafeína: Alimentos que contenham cafeína, como chocolate, alguns chás, café, refrigerante e algumas medicações devem ser evitadas por quem tem dificuldade para dormir. 

Entretanto, há quem não fique alerta ao consumir cafeína. Então, a reação à cafeína varia de pessoa a pessoa.

Resultado de imagem para BEBIDAS ALCOÓLICAS
6- Bebida alcóolica: Apesar de as bebidas alcoólicas darem um sono extremo em algumas pessoas, não são todas que tem essa reação ao consumo de álcool. 

E mesmo que o álcool dê sono, a qualidade do sono não é boa e a pessoa acaba tendo uma noite de cochilos leves e fragmentados após tomar uma boa dose de bebida alcoólica.

Resultado de imagem para BANANAS7- Banana: O potássio e o magnésio presentes na banana ajudam a aumentar os relaxantes musculares naturais do nosso corpo. 

Além disso, elas possuem triptofano, que se transforma em serotonina e melatonina no cérebro promovendo relaxamento e sono. 

Acredita-se que demora aproximadamente 1 hora para o triptofano agir no cérebro, então coma banana ao menos uma hora antes de dormir e não exagere na dose porque pode acabar pesando no estômago.

Resultado de imagem para AVEIAS8- Aveia: Uma pequena porção de aveia fornece ao seu corpo uma boa dose de cálcio, magnésio, fósforo e potássio, que são nutrientes que promovem o sono. 

Porém, é essencial não pesar a mão no açúcar para não acabar sofrendo com o efeito contrário – ficar alerta e não dormir

Resultado de imagem para AMENDOAS9- Amêndoa: proteína contida na amêndoa também tem uma influência positiva no sono. Além disso, ela contém magnésio que ajuda a provocar uma sensação de relaxamento. 

Coma algumas antes de dormir para se sentir mais relaxada e cair logo no sono.

Resultado de imagem para ALIMENTOS GORDUROSOS CARNES EETC10- Alimentos gordurosos: Alimentos com alta taxa de gordura podem dar uma sensação de sono nos primeiros minutos após a ingestão. 

Resultado de imagem para ALIMENTOS GORDUROSO CARNES PICANHAGORDAEntretanto, o sono de quem come alimentos muito pesados próximo da hora de dormir não é um sono de qualidade e a pessoa pode acordar várias vezes durante a noite com refluxo ou indigestão. 

Se for comer algo mais gorduroso e pesado, faça isso ao menos 3h antes de ir para a cama

Nenhum comentário:

Postar um comentário