15 de maio de 2014

COPA DO MUNDO - VENDAS DOS INGRESSOS ESTÁ MUITO LENTA


TORCEDORES DIZ:

Central de ingressos em ritmo lento


O movimento na central de distribuição de ingressos da para o Mundial 20-14, montada no shopping cidade jardim, em Natal, continua tranquilo. Com o funcionamento estendido a todos os dias da semana desde o início de maio, o torcedor mais prevenido não está encontrando nenhum tipo de dificuldade para retirar seus ingressos, sequer existe a formação de filas. Mas o clima ameno na distribuição dos bilhetes só contrasta com o receio da ação dos cambistas, que apesar de todo rigor do Estatuto do Torcedor, onde está  previsto pena de até quatro anos de reclusão e da fiscalização da Fifa, eles estão encontrando brechas para agir.

O coronel Alarico Azevedo, subcomandante do Policiamento Metropolitano, informou que em Natal ainda não foi registrado nenhum problema com a venda a ilegal de ingressos para Copa do Mundo. Embora a Polícia Militar seja responsável pelo policiamento ostensivo nas ruas e caiba a mesma boa parte da ação contra os cambistas, a questão será investigada pela Delegacia de Defraudações.

#SAIBAMAIS#A atividade dos cambistas constitui num crime contra a economia popular,  previsto na Lei 1521/1951. As recentes alterações no Estatuto do Torcedor serviram para tipificar a atividade do "cambismo" em seus arts 41-F e 41-G, que estabelece como crime, fornecer, desviar ou facilitar a distribuição de ingressos para venda por preço superior ao estampado no bilhete, com pena de  reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos e multa. Neste caso, a pena será aumentada de 1/3 (um terço) até a metade se o agente for servidor público, dirigente ou funcionário de entidade de prática desportiva, entidade responsável pela organização da competição, empresa contratada para o processo de emissão, distribuição e venda de ingressos ou torcida organizada.

Para coibir essa ação, a Fifa orienta os compradores de ingressos que, por algum motivo não poderão comparecer aos jogos, devolverem os bilhetes nas próprias centrais de distribuição, onde o torcedor receberá parte do dinheiro de volta, mediante ao pagamento de multa que pode chegar até 20% do valor do ingresso.

A família Amorim Fernandes compareceu ontem à central de distribuição de ingressos. Eles conseguiram bilhetes para todos os jogos que vão ser realizados na Arena das Dunas, mas ainda querem ver se conseguem comprar bilhetes para o confronto entre Brasil x México, em Fortaleza.

"Não vamos comprar na mãos dos cambistas. Dia 15 a Fifa prometeu colocar mais alguns ingressos a venda e vou ver se dessa vez eu tenho sorte para comprar ingressos para, pelo menos, um jogo da seleção brasileira", afirmou Ney Wagner, 38 anos, que foi à central acompanhado do sogro Chico Luzia, de 80 anos, e do filho Daniel Amorim, de 4 anos.

Chico disse que vale a pena comparecer, desde que seja pagando um preço justo. "Já fui a outras Copas, inclusive a da Espanha, mas nunca comprei ingressos a cambistas", disse o aposentado. Como até Daniel, de 4 anos, paga ingresso inteiro, a família Amorim Fernandes vai gastar cerca de R$ 1.100,00 para acompanhar os quatros jogos previstos para Arena das Dunas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário