19 de setembro de 2016

DICA 1 - Aprenda a fazer sabonete revigorante de lavanda

Aprenda a fazer sabonete revigorante de lavandaMundialmente conhecida pela sua propriedaderelaxante, a lavandatambém possui ações calmante, anti-inflamatória, anti-séptica e analgésica.
Devido a estes efeitos benéficos, a planta é muito utilizada na fabricação de produtos de limpeza, tanto para a casa como para a pele. A erva recebeu este nome, uma vez que lavanda deriva-se do latim lavandus e significa lavar.
Desta maneira, a alfazema – como também é conhecida- torna-se um excelente ingrediente na produção de sabonetes. Isto porque, ele deixa a pele limpa, hidratada e ainda livre dos agentes bacterianos.
Os benefícios desta planta no momento do banho não se limitam apenas a higienizar e hidratar a pele do corpo, contempla também efeitos relaxantes, uma vez que consegue aliviar as tensões na hora do banho.

Fazer sabonete de lavanda em casa

Com todos estes benefícios evidentes, o sabonete de lavanda já foi introduzido nas fabricações das indústrias do setor de cosméticos. Por isso, é fácil encontrar este produto nas prateleiras de supermercados, farmácias etc.
Contudo, existe a possibilidade de se preparar um sabonete em casa tão benéfico quanto os que são comercializados por grandes empreiteiras. Para isso, basta ter em mãos os ingredientes necessários e seguir as orientações do modo de preparo.

Ingredientes

  • 210 ml de água;
  • 2 colheres (de sopa) de flores de lavanda;
  • 85 g de soda cáustica;
  • 680 g de azeite de oliva;
  • 10 gotas de óleo essencial de lavanda;
  • Flores de lavanda frescas (opcional).

Modo de preparo

Antes de mais nada, é necessário preparar a infusão da erva, misturando a água e as flores de lavanda. Após colocar no fogo, espere ferver e em seguida desligue o fogão, coe o chá e reserve-o.
Logo depois da infusão pronta, acrescente a soda cáustica aos poucos e com o máximo de cuidado, tendo em vista que este produto é perigoso. Nesta fase do processo, a dica é mexer até a substância ficar homogênea.
Feito isso, reserve a mistura e cuide dos demais ingredientes, como o azeite que precisa ser aquecido. Quando a mistura inicial estiver fria, adicione o azeite e mexa até o produto ficar encorpado.
Em seguida, coloque o óleo essencial de lavanda. Se preferir, você pode adicionar uma flores de lavanda na mistura, para deixar o sabonete mais decorado.
Depois que todos os ingredientes já foram adicionados, é hora de passar a substância para uma forma e deixá-la descansar por 15 dias.
É preferível deixar o sabonete secando longe do sol e em lugares muito fechados ou escuro. Após o tempo determinado, o sabonete já pode ser utilizado, beneficiando a pele e o organismo.
FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário