6 de setembro de 2016

ADUBO CASEIRO - 5 adubos caseiros para turbinar o crescimento das suas plantas

Resultado de imagem para adubo caseiroVocê tem plantas em casa? Para mantê-las saudáveis não adianta apenas molhar, é preciso também adubá-las. 
Mas você não precisa recorrer a adubos químicos nem gastar dinheiro com isso. 
Existem vários adubos caseiros eficientes para manter suas plantas e hortas sempre bonitas e saudáveis, veja como é simples
Para manter suas plantas sempre bem nutridas, utilize:
1- Borra de café
A borra de café é um dos melhores adubos caseiros, especialmente para plantas de solo ácido como as roseiras, azaleias e mirtilos. 
Para utilizar você deve dissolver uma colher pequena de borra de café em 2 litros de água e aguar as suas plantas com essa solução. 
Evite o excesso, suas plantas devem receber essa mistura no máximo a cada 3 semanas.
2- Casca de ovo
Por conter altas doses de cálcio, a casca dos ovos é um dos excelentes adubos caseiros que ajudam a evitar pragas, especialmente em tomateiros e pimenteiras. 
Também é saudável para árvores frutíferas, rosas e ervas. Basta lavar bem as cascas e deixar secar. Depois, triture-as bem até formar um pó. 
Espalhe esse pó, em pequena quantidade, em torno da planta.
3- Casca de banana
O potássio encontrado na casca da banana é muito nutritivo para as plantas pois facilita o processo de fotossíntese, da osmorregulação da água e também da formação de tecidos mais resistentes na planta.  
Para utilizá-la faça um chá da casca de banana: ferva a água e adicione pequenos pedaços da casa, depois abafe. 
Espere esfriar e molhe suas plantas com esse chá.
4- Ervas daninhas
A maioria das pessoas pensa que as ervas daninhas são somente prejudicial às plantas, mas elas podem funcionar também como um excelente adubo caseiro. 
Os nutrientes variam de acordo com a espécie. 
Por exemplo, a consuela possui altas doses de potássio; a urtiga possui ferro e nitrogênio e o dente de leão é rico em cálcio e magnésio. 
Para utilizar, você precisa: pegar uma bandeja, cobrir com um pano (que funcionará como peneira), colocar as ervas daninhas em cima do pano e então despejar água por cima, o suficiente para cobrir as ervas. 
Deixe em imersão por 10 dias para fermentar, mexendo um pouquinho todos os dias. 
Depois de 10 dias, aplique as ervas como adubo.
5- Cinzas de madeira
As cinzas de madeira são também um dos ótimos adubos caseiros que podemos oferecer às nossas plantas pois são ricas em potássio e fósforo. 
Esses nutrientes contribuem para aumentar o aroma e o sabor das flores e frutos. São excelentes também para afastar pragas. 
Mas cuidado, as cinzas de madeira não são recomendadas para plantas de solo ácido. 
Para utilizar esse adubo você deve diluir a cinza em água e utilizá-la para regar as suas plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário