25 de janeiro de 2014

Dom Odilo Scherer fala sobre saída da supervisão do Banco do Vaticano.


Dom Odilo Scherer fala sobre saída da supervisão do Banco do Vaticano.

Há uma semana, o Papa Francisco trocou alguns nomes da comissão. O cardeal brasileiro disse que a mudança é normal.


O Bispo da Diocese de Itabira - Coronel Fabriciano, Leste de Minas Gerais, Dom Odilon Guimarães Moreira, apresentou na manhã dessa quinta-feira (21), a sua renúncia ao Governo Pastoral da Diocese. Na ocasião, também apresentou o nome de seu sucessor episcopal, o Reverendíssimo Padre Marco Aurélio Gubiotti, vindo da Diocese de Pouso Alegre (MG).
O motivo da sua renúncia, segundo Dom Odilon, é que se sente muito limitado por questões de saúde. Recentemente, esteve hospitalizado por duas vezes e está fazendo um tratamento de coluna.
Dom Odilon ressaltou que desde o mês de junho do ano passado já vem pensando no assunto e havia enviado o seu pedido à A nunciatura Apostólica há uns dez meses e, ontem, recebeu o comunicado de que a sua renúncia foi aceita pelo Papa.
Até a chegada do novo Bispo nos próximos três meses, Dom Odilon foi nomeado Administrador Apostólico e continua na Diocese até a posse do seu sucessor  e, depois, fica como bispo emérito. Ainda não foram marcadas as datas de Sagração Episcopal e Posse do novo Bispo na Diocese.
Conforme previsto no Código do Direito Canônico, o Bispo pede renuncia ao completar 75 anos de idade ou, por direito do Bispo, pode a qualquer momento pedir a renuncia por questões de limitações, saúde ou dificuldade.
Sobre Dom Odilon
Dom Odilon está na Diocese Itabira- Cel.Fabriciano desde março de 2003. Foi Bispo Auxiliar em Vitória (ES) por três anos. Antes de ser nomeado Bispo, viveu como sacerdote durante 30 anos na Diocese de Caratinga.
Sobre Marco Aurélio Gubiotti
Monsenhor Marco Aurélio tem 50 anos, natural de Ouro Fino, foi ordenado padre em 1989, é Mestre em Estudos Bíblicos pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora Assunção de São Paulo, professor na área de Sagrada Escritura do curso de Teologia na Faculdade Católica de Pouso Alegre, foi formador da Comunidade Teológica do Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre e diretor do Instituto Teológico Inter diocesano São José (ITISJ), diretor geral da Faculdade Católica de Pouso Alegre e, atualmente, estava como pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima , em Pouso Alegre.

veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário