Turquia inaugura primeiro
túnel marítimo ligando dois
continentes
A Turquia inaugura na terça-feira o primeiro túnel marítimo do mundo a ligar dois continentes, cumprindo o sonho de um sultão de há 150 anos, mas também alimentando o recente sentimento anti-governo em relação a esses megaprojetos .
O túnel ferroviário foi construído sob o
estreito entre os lados europeu e asiático de Istambul, o primeiro de vários
megaprojectos planeados na maior cidade do país a concretizar-se.
O túnel de 13,6 km, incluindo um túnel submerso
de 1,4 km - o mais profundo do género no mundo, a 56 metros - passa sob o
Estreito do Bósforo na Turquia, o movimentado canal de navegação que liga o Mar
de Mármara ao Mar Negro.
O primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, que
no domingo embarcou no primeiro comboio a atravessar o túnel, disse que o
projecto tinha 150 anos e, ao ligar «Londres a Pequim», servia não apenas as
pessoas de Istambul e da Turquia.
«Os nossos antepassados planearam o (o projecto
). Coube-nos a nós a concretizá-lo», Erdogan.
O ousado projeto foi imaginado pela primeira vez por um sultão do Império Otomano , Abdoul Medjid , em 1860, mas faltava-lhe a tecnologia e os recursos para levar a ideia avante.
O ousado projeto foi imaginado pela primeira vez por um sultão do Império Otomano , Abdoul Medjid , em 1860, mas faltava-lhe a tecnologia e os recursos para levar a ideia avante.
O túnel faz parte do projecto maior de Erdogan
«Marmaray» de 5 mil milhões de dólares (cerca de 3,62 mil milhões de euros),
que também inclui uma revitalização das linhas férreas urbanas existentes para
criar uma linha de 76 Km que, segundo o governo, irá transportar 1,5 milhões de
pessoas por dia através dos dois lados da cidade.
A construção do túnel começou em 2004 e foi
feita por um consórcio japonês-turco, com fundos vindo do Banco do Japão para a
Cooperação Internacional (JBIC) e do Banco Europeu de Investimento (EIB).
O «Marmaray», que tem sido afectado por
atrasos, está programado para abrir ao público em 29 de Outubro, o aniversário
da fundação da Turquia moderna, tornando-o o primeiro dos megaprojectos de
Istambul a ser completado.
Erdogan propôs vários projectos de construção
importantes para Istambul, alguns enfrentando uma dura oposição pública, incluindo
um canal paralelo ao Bósforo para aliviar o tráfego marítimo, um dos maiores
aeroportos do mundo (o terceiro na cidade), uma terceira ponte atravessando o
Bósforo e uma grande mesquita com vista para a cidade. Todos estes
megaprojectos têm denunciados como «faraónicos» pelos seus críticos.
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