29 de outubro de 2013

TURQUIA INAUGURA PRIMEIRO TÚNEL MARÍTIMO LIGANDO DOIS CONTINENTES




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Turquia inaugura primeiro 

túnel marítimo ligando dois 

continentes

A Turquia inaugura na terça-feira o primeiro túnel marítimo do mundo a ligar dois continentes, cumprindo o sonho de um sultão de há 150 anos, mas também alimentando o recente sentimento anti-governo em relação a esses megaprojetos .


O túnel ferroviário foi construído sob o estreito entre os lados europeu e asiático de Istambul, o primeiro de vários megaprojectos planeados na maior cidade do país a concretizar-se.
O túnel de 13,6 km, incluindo um túnel submerso de 1,4 km - o mais profundo do género no mundo, a 56 metros - passa sob o Estreito do Bósforo na Turquia, o movimentado canal de navegação que liga o Mar de Mármara ao Mar Negro.

O primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, que no domingo embarcou no primeiro comboio a atravessar o túnel, disse que o projecto tinha 150 anos e, ao ligar «Londres a Pequim», servia não apenas as pessoas de Istambul e da Turquia.

«Os nossos antepassados planearam o (o projecto ). Coube-nos a nós a concretizá-lo», Erdogan.
O ousado projeto foi imaginado pela primeira vez por um sultão do Império Otomano , Abdoul Medjid , em 1860, mas faltava-lhe a tecnologia e os recursos para levar a ideia avante.

O túnel faz parte do projecto maior de Erdogan «Marmaray» de 5 mil milhões de dólares (cerca de 3,62 mil milhões de euros), que também inclui uma revitalização das linhas férreas urbanas existentes para criar uma linha de 76 Km que, segundo o governo, irá transportar 1,5 milhões de pessoas por dia através dos dois lados da cidade.
A construção do túnel começou em 2004 e foi feita por um consórcio japonês-turco, com fundos vindo do Banco do Japão para a Cooperação Internacional (JBIC) e do Banco Europeu de Investimento (EIB).

O «Marmaray», que tem sido afectado por atrasos, está programado para abrir ao público em 29 de Outubro, o aniversário da fundação da Turquia moderna, tornando-o o primeiro dos megaprojectos de Istambul a ser completado.

Erdogan propôs vários projectos de construção importantes para Istambul, alguns enfrentando uma dura oposição pública, incluindo um canal paralelo ao Bósforo para aliviar o tráfego marítimo, um dos maiores aeroportos do mundo (o terceiro na cidade), uma terceira ponte atravessando o Bósforo e uma grande mesquita com vista para a cidade. Todos estes megaprojectos têm denunciados como «faraónicos» pelos seus críticos.


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