28 de outubro de 2013

PF quer ouvir as empresas americanas sobre espionagem




AGORA: FUTEBOL - TODAS AS                             SEGUNDAS E QUINTAS.

PF quer ouvir as empresas americanas sobre espionagem.

O Jornal da Globo teve acesso a documentos da Polícia Federal.
PF quer ouvir presidentes da Yahoo, Microsoft, Google, Facebook e Apple.

 

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar a espionagem dos Estados Unidos e quer que sejam ouvidos fora do país os presidentes mundiais das empresas Yahoo, Microsoft, Google, Facebook e Apple. Documentos obtidos pelo Jornal da Globo mostram os passos da investigação, que começou em julho, até agora. (Veja reportagem no vídeo ao lado).



























          Ex-técnico da CIA Edward Snowden divulgou documentos secretos (Foto: The Guardian/AP)
O delegado responsável pelo caso já pediu o interrogatório de Edward Snowden. O ex-analista de Inteligência contratado da NSA, a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, que hoje está asilado na Rússia.
No caso das empresas americanas, o interrogatório fora do Brasil é autorizado por um acordo de cooperação jurídica internacional, que viabiliza a troca de informações entre os Estados Unidos e o Brasil em investigações criminais.
A partir de agora, o pedido será traduzido e enviado ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
O Fantástico revelou que a Agência de Segurança Nacional americana monitorou arquivos da Petrobras, do Ministério de Minas e Energia e até telefonemas e e-mails da presidente. Dilma Rousseff cancelou a visita a Washington, que estava agendada para este mês.
Na Assembléia-geral da Onu, chamou o episódio de um caso grave de violação dos Direitos Humanos pelos Estados Unidos.
As reportagens foram citadas em depoimentos de executivos brasileiros da Microsoft, Yahoo,Google, Facebook e Apple à Polícia Federal no mês passado. Todos negaram que tenham repassado dados de usuários brasileiros para a NSA.
A Polícia Federal também pediu informações à Anatel e ao Ministério das Comunicações sobre o quanto o Brasil está exposto à espionagem. O prazo para enviar as informações termina na semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário