Não é preciso descrever muito esse problema, alguma vez já sentimos o desagradável odor nos nossos pés ou em alguém que tirou os calçados por perto!
É realmente um constrangimento, uma nuvem que impregna o ar ao redor e até nos causa ânsia!
O chulé não escolhe a quem pega pelo pé! Pode ser homens, mulheres e crianças, mas, na adolescência o aumento da transpiração por causa dos hormônios faz com que sejam os mais atingidos
Por que se tem?
As causas para o mau cheiro são variadas, podendo ser devido a causas alimentares, por exemplo, a ingestão de carnes vermelhas, que tem muitas toxinas, sendo excretadas no suor ou alimentos com aroma muito forte, como alho.
Algumas vezes, o aumento excessivo da transpiração está ligado à doenças graves como o diabetes, hipertireoidismo ou à obesidade, também há os casos em que o chulé é acompanhado de micoses, eczema e alergias.
O mau cheiro é causado pelas bactérias que vivem na superfície da pele, epiderme, se alimentam das secreções e de tudo o mais que estiver sobre a pele.
Essas bactérias se proliferam rapidamente com a umidade, promovem a decomposição do suor e isso é que causa o cheiro ruim.
O que agrava o chulé e como se livrar dele
- Sapatos fechados;
- Calçados de borracha ou plástico;
- Meias sintéticas;
Eles não permitem uma transpiração adequada e provocam excesso de suor. Para evitar este problema, evite o abafamento dos pés e o excesso de suor.
Mais medidas
- Colocar os sapatos no sol e usá-los em dias alternados;
- Trocar de sapatos e meias uma ou duas vezes ao dia;
- Sempre que possível, tirar os sapatos para que os pés sejam arejados;
- Lavar os pés pela manhã e à noite, especialmente entre os dedos;
- Fazer uma esfoliação pelo menos 1 vez por semana e lavar os pés sempre utilizando uma bucha vegetal, esfregando as solas dos pés, eliminando assim as células mortas.
- Mantenha as unhas dos pés curtas e escove debaixo delas durante o banho.
Além dessas medidas, algumas receitas de tratamentos caseiros podem ajudar muito a livrar seus pés desse odor desagradável e suas consequências.
+ Faça um escalda-pés com as essências: 5 gotas de lavanda, 3 gotas de cipreste e 2 gotas de patchuli.
Coloque estas essências numa bacia de água morna e mergulhe os pés por 15 minutos todos os dias.
+ 2 xícaras de folhas de alecrim e álcool etílico, coloque as folhas num recipiente de boca larga e cubra-o totalmente com álcool, deixando em descanso por 24 horas antes do uso.
Aplique depois de cada banho, massageando os pés.
+ Faça um chá com meio litro d’água, 2 colheres de sopa de hortelã e 2 colheres de sopa de folhas de arnica.
Mergulhe os pés por 15 minutos. Seque bem e espere por pelo menos 10 minutos para calçar os calçados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário