A saliva é um grande meio de transporte de vírus e bactérias que podem evoluir para problemas graves como infecções.
O beijo não transmite apenas paixão, calor e desejo; ele também é uma das principais formas de contágio de inúmeras doenças.
A saliva é um grande meio de transporte de vírus e bactérias que podem evoluir para problemas mais sérios como graves infecções no sangue, rubéola e, até mesmo, pneumonia.
Confira a lista das cinco doenças que podem ser transmitidas através do beijo, divulgada pela CNN Espanhol.
Doenças transmitidas pelo beijo
Vírus respiratório
Resfriados, gripe, caxumba, sarampo, rubéola e outros inúmeros vírus respiratórios são facilmente transmitidos de uma pessoa para outra.
Por exemplo, se alguém que possui a doença passar a mão no nariz e depois tocar em algum objeto, quem tocar nesse objeto está sujeito à transmissão.
O contágio acontece ainda mais rápido se for através de um beijo.
Doença do Beijo
Popularmente conhecida como doença do beijo, a mononucleose infecciosa é uma doença transmitida pelo Epstein-Barr (EBV), que pertence à família do vírus da herpes.
A enfermidade é adquirida através do contato com a saliva de uma pessoa contaminada e apresenta sintomas de febre, dor de garganta e aumento dos linfonodos.
Herpes
Uma pessoa contrai o vírus da herpes quando tem um contato direto com a ferida de uma pessoa contaminada.
Muitas vezes essas feridas ficam localizadas nos lábios e o beijo acaba sendo uma das formas mais comuns de se adquirir a enfermidade.
Citomegalovirus
O citomegalovirus é da mesma família da herpes e também pode ser transmitida através de um simples beijo, sangue, sêmen urina e leite materno.
Os sintomas da doença muitas vezes passam despercebidos, mas o vírus fica latente, podendo apresentar uma fase aguda mais a frente.
Estreptococos do grupo A
São bactérias que fazem parte da nossa flora bucal, podendo ser transmitida de uma pessoa para outra através do contato com a saliva.
Ela pode causar problemas como orofaringe, tonsilite, infecções de feridas e da pele, infecções do sangue, escarlatina e pneumonia.
Recomendadas para você
Nenhum comentário:
Postar um comentário