18 de janeiro de 2019

TV Globo é condenada a indenizar psicólogos por matéria sobre “cura gay”

De acordo a sentença a emissora abusou do direito de crítica e maculou o dos profissionais.

A reportagem do Jornal Nacional que foi ao ar dia 18 de setembro de 2017, abordando a “cura gay”, retratou psicólogos que auxiliam pessoas na reversão de orientação sexual como preconceituosos.
Acionada na justiça do Distrito Federal pelos profissionais por “danos morais”, o grupo Globo Comunicações S/A foi condenado a indenizar quinze psicólogos que se sentiram lesados pelo tratamento dado a eles pela TV em R$ 170 mil.
A sentença do juiz Julio Roberto dos Reis, da 25ª Vara Cível de Brasília destaca que a Globo maculou a reputação dos autores, sendo muitos deles evangélicos. “No campo científico da sexualidade, os profissionais podem exercer o direito de ação para buscar o reconhecimento ao direito de investigar e orientar pacientes que buscam ajuda profissional, de modo que as reportagens da empresa demandada, abusaram do direito de crítica ou de expressão, maculando a reputação dos autores”, afirma o texto do magistrado.
Além disso, a Globo foi condenada a publicar direito de resposta dos psicólogos em consequência de outro processo judicial, por causa de uma reportagem do programa “Fantástico”, veiculado na mesma época. A ação dos psicólogos não tem relação com os Conselhos Regionais de Psicologia e o Conselho Federal.
Esta é a segunda vez que a emissora responde na Justiça pelo tratamento dado aos psicólogos que desejam apoiar pacientes que desejam ajuda para deixar a homossexualidade.
Informações :  Gospel Prime
Leia Mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário