16 de agosto de 2016

SAÚDE 3 - Chá de folha de louro – Remédio natural para vários problemas de saúde!

cha_louro_folha
O louro é muito conhecido no campo alimentar, mas já ouviu falar dos seus benefícios para a saúde? 

O chá de louro ajuda a combater inflamações do fígado, trata infecções da pele e dos ouvidos, melhora o funcionamento dos rins, age como expectorante em gripes, resfriados, bronquite e outras doenças respiratórias, além de promover o emagrecimento saudável. 

Pode ser usado ainda para regular o fluxo menstrual, aliviar cólicas, combater o stresse e a ansiedade.


O louro, de nome científico laurus nobilis, é bastante conhecido por ser usado no preparo do feijão e da feijoada, além de muitos outros pratos da culinária nacional e internacional. 
As folhas são usadas normalmente secas, já que têm um forte aroma e sabor, e podem ser usadas em carnes, caldos, sopas e ensopados, mas o que muita gente não sabe é que são ricas em propriedades medicinais.
Originária do Mediterrâneo, a planta Louro pode chegar aos 20 metros de altura, e as suas folhas são as partes usadas para fins culinários e medicinais.

Benefícios e propriedades

Com 320 calorias por 100 gramas, o louro é rico em carboidratos e fibras alimentares. Também é rico em vitaminas A, B, C e D, cálcio, ferro, potássio e magnésio, além de conter gorduras saturadas e insaturadas.
O seu forte cheiro estimula a produção de saliva e enzimas digestivas que ajudam a quebrar as partículas dos alimentos, promovendo, portanto, uma digestão saudável. 
Ajuda no combate à azia e inchaço decorrentes da má digestão, o que justifica o seu uso tão comum em feijoadas e pratos pesados.


Possui também em sua composição alguns compostos anti-cancerígenos, como é o caso do ácido cafeico, quercetina, euganol e catequinas. 
Esses compostos restringem o metabolismo das células cancerígenas, sendo útil principalmente contra a leucemia e o cancro da mama.
Ajuda a combater inflamações do fígado, trata infecções da pele e dos ouvidos, melhora o funcionamento dos rins, age como expectorante em gripes, resfriados, bronquite e outras doenças respiratórias, além de promover o emagrecimento saudável. 
Pode ser usado ainda para regular o fluxo menstrual, aliviar cólicas, combater o stresse e a ansiedade. Ajuda ainda a aliviar os efeitos da ressaca por ter propriedades desintoxicantes.
As suas propriedades envolvem acção como diurético, antirreumático, anti-inflamatório, digestivo, estimulante e expectorante.

Como preparar o chá

Para preparar o chá, coloque algumas folhas de louro numa panela com água. Leve ao fogo e, quando começar a ferver, marque cinco minutos e então desligue. 
Deixe tapado e a descansar durante 10 minutos. Em seguida, coe e consuma. A dose indicada é entre três ou quatro xícaras espaçadas durante o dia.

Contra-indicações e efeitos colaterais

É importante estar atento à quantidade ingerida, pois o louro pode causar sonolência e ser prejudicial àqueles que possuem sensibilidade no estômago, quando consumido em excesso. 
A planta e seu consumo estão contra-indicados para gestantes ou mulheres em fase de lactação.
 fonte:http://curanatural.pt/cha-de-folha-de-louro-remedio-natural-para-varios-problemas-de-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário