9 de julho de 2016

DINHEIRO NOSSO DOADO - Obras no porto de cuba com dinheiro brasileiro dos govervos Lula e Dilma serão investigadas

O governo de Michel Temer abrirá auditoria sobre uma das principais obras dos governos de Lula e Dilma Rousseff: o Porto de Mariel, em Cuba, que foi construído pela Odebrecht. 
notícia foi publicada pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo. Uma equipe do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle já prepara auditoria nos contratos do porto. 
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também será alvo da investigação, já que é a instituição que financiou aquele complexo portuário.
Integrantes do governo acreditam que não houve o devido retorno em prestação de serviços para empresas brasileiras já que, em Cuba, quase tudo está nas mãos do Estado, ou tem o governo como sócio majoritário. Em 2014, Marcelo Odebrecht, então presidente da empreiteira, fez defesa enfática da obra. 
Segundo ele, o BNDES financiou exportações de serviços de cerca de 400 empresas brasileiras lideradas pela Odebrecht.
— Se o porto será de grande importância para o socialismo cubano, foi o capitalismo brasileiro que mais ganhou até agora — disse Odebrecht, na época.
O financiamento para construir o porto de Mariel já é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF). ]
Procuradores de Brasília checam se ocorreu tráfico de influência por parte de Luiz Inácio Lula da Silva — o uso de prestígio do ex-presidente para obter facilidades na obtenção de empréstimos do BNDES para a Odebrecht.
Além desse porto, são investigados o Metrô de Caracas, na capital venezuelana e empreendimentos no Panamá e Angola. 
As investigações do MPF são conduzidas pelos procuradores Francisco Guilherme Bastos, Ivan Cláudio Marx e Luciana Loureiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário