9 de junho de 2016

DICAS: COMO LIMPAR O TAPETE DE SUA RESIDENCIA.


Para a limpeza cotidiana do tapete, basta usar um bom aspirador de pó e uma escova de cerdas médias. Saiba como limpar tapetes:

  • Em primeiro lugar, vire o tapete de cabeça para baixo e passe o aspirador de pó na parte inferior para soltar a sujeira;

  • Vire o tapete de volta e passe o aspirador com cuidado, evitando as borlas;

  • Use as mãos para afofar as borlas, pois elas podem ser danificadas pelo tubo de sucção do aspirador;

  • Depois de passar o aspirador de pó, use uma escova para remover a poeira e os pelos remanescentes (um problema comum em casas com cães e gatos).

É possível lavar tapetes na máquina de lavar roupas?

Confira a etiqueta do tapete antes de colocá-lo na máquina de lavar roupas, pois alguns materiais podem ser lavados e outros, não. 

De modo geral, tapetes de tecidos e trançados são resistentes o suficiente para sobreviver a uma lavagem completa, mas outros materiais são delicados demais. 

Mesmo com tapetes de tecidos, o melhor a fazer é protegê-lo com umafronha ou um saco de algodão lavável antes de colocá-lo na máquina. 

Dessa maneira, o material não fica em contato direto com a máquina, reduzindo o risco de danos.

Como posso limpar tapetes orientais ou tapetes delicados?

Ao usar produtos para limpar tapetes orientais e de outros materiais delicados, é importante dedicar um pouco mais de tempo e cuidado para assegurar que as fibras e o tecido do tapete não sejam danificados. 

Veja aqui como limpar um tapete que é um pouco mais vulnerável do que os capachos comuns:

  • Para manutenção diária, coloque um tecido arejado – como uma fronha de algodão leve ou uma peça de náilon – por cima do tapete;

  • Passe o aspirador de pó no tapete com o material protetor por cima dele. 

  • A poeira vai ser removida e filtrada pelo material, e as fibras do tapete serão afofadas sem serem danificadas pela sucção direta;

  • Para remover marcas e manchas óbvias de sujeira, sempre que possível você deve usar um removedor caseiro suave, feito com ingredientes naturais. 

  • A mistura de sabão, vinagre e água morna que mencionamos acima é excelente para limpar tapetes orientais;

  • Borrife o tapete com talco suave ou talco de bebê para remover algum mau cheiro persistente, como odores de animais de estimação ou de tabaco. 

  • Deixe o talco da noite para o dia para que ele absorva todos os maus odores, e simplesmente passe o aspirador no dia seguinte.

Com que frequência o tapete deve ser limpo?

A limpeza de tapetes deve ser incluída na lista de tarefas semanais, principalmente se ele estiver sujeito a uso constante. 

A limpeza com aspirador de pó deve ser feita semanalmente, mas tapetes pouco usados podem ser limpos uma vez a cada duas semanas. 

A limpeza de marcas e manchas deve ser feita imediatamente após a ocorrência. É mais fácil limpar manchas frescas, antes que elas tenham tempo para secar e aderir às fibras. 

Outra ideia é fazer uma limpeza completa dos tapetes e trocá-los de lugar uma vez por semestre ou ano para que seus tapetes estejam sempre frescos e novos.

É realmente necessário usar limpadores de tapetes?

Para limpeza e manutenção diárias, não é necessário usar um limpador de tapetes. Contudo, para remover manchas e sujeiras, um limpador específico de tapetes ou um limpador de carpetes adequado para materiais delicados pode ser muito útil. 

Para aplicar o produto, leia as instruções na embalagem e não aplique caso ele não seja recomendado para o seu tipo de tapete. 

O ideal é fazer um teste em uma área escondida do tapete antes de aplicar em toda a extensão. Como alternativa, você pode criar um produto caseiro para retirar as manchas. 

Para isso, basta misturar água quente, uma colher de vinagre branco e um pouquinho de sabão em pó para obter uma solução caseira. Use-a com parcimônia, para não saturar ou molhar demais o tapete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário